Autores(as):
A articulação do joelho é a maior articulação do corpo e uma região onde sofre muito com instabilidade, principalmente de jogares de futebol, onde existe uma constância de impactos que vem sendo estudada a muito tempo. Tendo o LCA como principal ligamento responsável pela estabilização e o mais lesado necessitando de cirurgia para devolver sua função e estabilidade. Objetivo: Revisar a literatura cientifica em relação ao tratamento pré-operatório de lesões traumáticas relacionadas ao joelho em jogadores de futebol. Métodos: Estudo de caráter analítico por meio de revisão de literatura bibliográfica. Os dados foram extraídos a partir da base de dados Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, PubMed de acordo com os seguintes descritores em ciência da saúde: “Fisioterapia, ligamento cruzado anterior e pré-operatório” Para efetuar o cruzamento destes foi utilizado o operador booleano AND”. Foram incluídos apenas os artigos mais atuais, de 2015 a 2022, que abordaram o manejo das lesões ocorridas na articulação do joelho, com restrições do sexo feminino e sem restrições da idade dos pacientes, que estivessem disponíveis na íntegra para acesso grátis. Os estudos que não abordaram o conceito relevante para o alcance do objetivo, estudos repetidos e antigos foram excluídos. Resultados: A Fisioterapia pré-operatória em pacientes que praticam esportes vem sendo abordada e solicitada como uma forma de melhorar o desempenho pós-cirúrgico dos pacientes, trazendo melhor desempenho em sua reabilitação, abordando o fortalecimento do Quadríceps femoral, um musculo de extrema importância relacionado ao joelho. Palavras-chave: Lesões de LCA; Fisioterapia; Pré-operatório.
Autores(as): Dayana Matos Nunes Borges; Brenna Dos Reis Santos; Maingre Araújo Da Silva; Dijalma Campos
A Melaleuca alternifólia, pertence a família Mytaceae, as propriedades de seu óleo atualmente vêm se destacando principalmente no meio científico e industrial, e o seu estudo das propriedades terapêuticas do óleo quando associadas a tratamento médico Objetivo: Compreender as propriedades farmacológicas do óleo de melaleuca, suas possibilidades de usar na pele acneica e apresenta os resultados dessa utilização. Metodologia: A busca foi realizada em plataformas eletrônicas, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), da plataforma de busca da National Library of Medicine (NLM), mais conhecida como PubMed, através de palavras chaves. Resultados: As investigações por Franco e Meija apontam que a Melaleuca em função das suas propriedades químicas e terapêuticas, é eficiente no combate de vasta variedade de microorganismos, entre eles o Propionibacterium acnes que gera a acne. Palavras-chave: Melaleuca alternifólia. Propriedades farmacológicas. Acne. Óleo.
Autores(as): Ayana Alice Dos Santos Silva, Natália Pereira De Oliveira e Bianca Figueredo
Introdução: Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS)1, os Transtornos Alimentares (TA) são definidos como uma doença gerada pelas modificações na alimentação do ser humano, motivadas pelo desejo excessivo de emagrecimento ou hipertrofia muscular, sendo alguns deles a anorexia, a bulimia e a vigorexia. Objetivo: Compreender a atuação do fisioterapeuta no tratamento multidisciplinar de pacientes com transtornos citados, associados a Distorção de imagem corporal (DIC), devido a falta de estudos que relacionam a fisioterapia no tratamento desses distúrbios, além da experiência de uma das autoras ter sido paciente com TA. Metodologia: Dessa forma, o presente estudo consiste revisão de literatura explicativa, baseada em artigos especializados sobre a temática, publicados na base de dados da PUBMED, SciELO e Google Scholar. Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): anorexia, bulimia, transtornos da alimentação, insatisfação corporal e fisioterapia. Os Descritores selecionados foram mesclados entre si, em concordância com a base de dados. Resultados: Assim, uma análise feita com 30 artigos, revelou que existe um percentual significativo de jovens insatisfeitos com seu peso corporal, apresentando maiores chances de desenvolver um TA que pode causar a perda de força muscular, da consciência corporal ou lesões funcionais decorrentes da fraqueza ou excesso de exercícios, sendo necessário o tratamento fisioterapêutico. Palavras-chave: Fisioterapia. Transtornos Alimentares. Anorexia. Bulimia. Vigorexia.
Autores(as): Fernanda Lobo de Jesus Brito, Lizandra Cardoso De Queiroz, Bianca Lima E Santos Figueiredo
O manejo da dor e o alívio do sofrimento fazem parte das atribuições de enfermagem para a prestação da assistência de qualidade, e são elementos essenciais para o cuidado integral ao paciente. Estudos apontam que o manejo da dor no ambiente hospitalar é deficiente e está atrelado à insuficiência de conhecimento dos profissionais a respeito de dosagem e tempo de ação da analgesia, das técnicas disponíveis e dos efeitos adversos. Objetivo: Caracterizar o manejo da dor de crianças hospitalizadas pela equipe de enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo, exploratório e descritivo, realizado mediante análise de registros em prontuários de crianças internadas. Foi realizada num hospital pediátrico de urgência e emergência, do município de Feira de Santana- BA. Para a coleta de dados foi utilizado formulário estruturado no qual foram extraídas as informações de prontuários de cada participante. Resultados: Foram analisados 200 prontuários, no qual obteve 50% no sexo masculino e a outra metade do sexo feminino, com idade de 0 a 16 anos. 50,5% dos prontuários analisados eram de crianças que ainda não haviam iniciado o período escolar, 35% faziam parte do ensino fundamental I e 9,5% do ensino fundamental II, 5% dos pacientes já estavam no ensino médio. Quanto à classificação da dor, o estudo traz que 67% dos enfermeiros não utilizaram nenhum método de classificação. Conclusão: Sabe-se que o enfermeiro formado possui competência para classificar e manejar a dor, mas é imprescindível que compreendam a dor infantil como uma ocorrência que demanda classificação e intervenção precoce, assegurando a excelência do cuidado. Palavras-chaves: Enfermagem no Manejo da Dor. Emergências Pediátricas. Conduta de Enfermagem na Emergência de Dor Pediátrica. Dor. Assistência de Enfermagem na Pediatria.
Autores(as): Juelli da Silva Pereira Cerqueira; Alheny de Souza Gomes; Luma Alves Almeida Pontes; Kelly Albuquerque de Oliveira
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se destaca como principal fator contribuinte para a morbimortalidade de adultos em todo o mundo. No contexto brasileiro, percebe-se o aumento nas taxas de casos de obesidade e sedentarismo, resultando na elevação do risco para ocorrência das doenças cardiovasculares, dentre elas o IAM. Objetivo: Analisar a mortalidade e as internações por IAM na Bahia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, tendo como unidade de análise o estado da Bahia, no período de 2017 a 2021, no qual foram analisados a taxas de internações e mortalidade por IAM segundo as variáveis: faixa etária, sexo, raça/cor da pele, escolaridade e estado civil a partir de dois sistemas de informação em saúde. Resultados: Constatou-se um aumento progressivo nas taxas de mortalidade e internações na Bahia, para o período estudado, e ambos apresentam distribuição desigual quanto as variáveis. Além disso, a macrorregião de saúde leste se destaca quando comparado essas taxas. Conclusão: Portanto, fica evidente a necessidade de maiores investimentos em ações e medidas de promoção da saúde, aos grupos mais vulneráveis para ocorrência do IAM, além da integração entre a vigilância epidemiológica e os serviços de saúde. Palavras-chaves: Infarto do Miocárdio. Mortalidade. Hospitalização. Sistema de informação em saúde.
Autores(as): Amanda Alves Beserra Andrade; Rebeca Santos Almeida; Kelly Albuquerque de Oliveira
Introdução: Atualmente, no âmbito da prática da atividade física, tem se destacado os testes funcionais, que possuem como finalidade identificar algumas disfunções nos indivíduos. Objetivo: Descrever a confiabilidade e capacidade clinimétrica dos seguintes testes funcionais: hop test, close kinetic chain upper test (CKCUEST) e Y balance test. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como estratégia PRISMA. As bases de dados utilizadas para a seleção foram: a National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde/LILACS (BVS/LILACS). Foram utilizadas as palavras chaves: “confiabilidade” ou “validade” e “hop test” ou “close kinetic chain upper test (CKCUEST)” ou “Y balance test (YBT)”. Resultados: Foram incluídos estudos com sujeitos de ambos os sexos, sem limite de idade e ano de publicação, sedentários ou ativos. Foram selecionados 14 artigos que examinaram os testes funcionais cientificamente: hop test, close kinetic chain upper test (CKCUEST) e Y balance test (YBT). Observou-se que todos os testes desempenharam funções importantes na validação da aptidão física. Conclusão: De maneira geral encontrou-se divergências nos protocolos de aplicação dos testes nos estudos, portanto é necessário a padronização da aplicação deles. Todos os testes dessa revisão mostraram-se confiáveis clinicamente relevantes. Palavras-chave: Confiabilidade; Validade; testes funcionais.
Autores(as): Ágata Cristina De Andrade Tôrres; Isabela Leão Santos Bomfim; Diego Passos Diogo
O uso do cigarro eletrônico tem sido associado ao surgimento de doenças respiratórias, como bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar e trombose pulmonar. Essas condições levam a sintomas como falta de ar, tosse persistente e produção excessiva de muco. Objetivo: Retratar como a Fisioterapia respiratória desempenha um papel importante na recuperação do indivíduo que faz uso do cigarro eletrônico, através de técnicas específicas, auxiliando na reabilitação pulmonar e no fortalecimento dos músculos respiratórios. Metodologia: nesta pesquisa foi feita uma revisão de literatura sobre a fisioterapia e suas técnicas são essenciais para a recuperação dos pacientes necessitados do tratamento patológico para a recuperação do órgão afetado, devido ao consumo do cigarro eletrônico. Resultados: Após a pesquisa em artigos já publicados, foram observados os problemas causados pelo cigarro eletrônico devido à substância que ele libera e como a atuação da fisioterapia respiratória trabalha para recuperar os músculos que foram tratados, procedimentos e tratamentos indicados para cada caso. Conclusão: Como é comprovado o malefício do cigarro eletrônico para a divulgação e outros órgãos a disseminação de informações é essencial para o alerta de danos que o aparelho causa e como a fisioterapia respiratória é necessário para a recuperação do órgão que foi afetado. Palavras-chave: Core abdominal. Estabilidade de core. Músculos do core. Lombalgia não específica.
Autores(as): Ulian Raniêr Carneiro Almeida; Eduardo Braga Ramos Da Silva; André Ricardo Da Luz Almeida
O uso do cigarro eletrônico tem sido associado ao surgimento de doenças respiratórias, como bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, embolia pulmonar e trombose pulmonar. Essas condições levam a sintomas como falta de ar, tosse persistente e produção excessiva de muco. Objetivo: Retratar como a Fisioterapia respiratória desempenha um papel importante na recuperação do indivíduo que faz uso do cigarro eletrônico, através de técnicas específicas, auxiliando na reabilitação pulmonar e no fortalecimento dos músculos respiratórios. Metodologia: nesta pesquisa foi feita uma revisão de literatura sobre a fisioterapia e suas técnicas são essenciais para a recuperação dos pacientes necessitados do tratamento patológico para a recuperação do órgão afetado, devido ao consumo do cigarro eletrônico. Resultados: Após a pesquisa em artigos já publicados, foram observados os problemas causados pelo cigarro eletrônico devido à substância que ele libera e como a atuação da fisioterapia respiratória trabalha para recuperar os músculos que foram tratados, procedimentos e tratamentos indicados para cada caso. Conclusão: Como é comprovado o malefício do cigarro eletrônico para a divulgação e outros órgãos a disseminação de informações é essencial para o alerta de danos que o aparelho causa e como a fisioterapia respiratória é necessário para a recuperação do órgão que foi afetado. Palavras-chave: Cigarro Eletrônico; Fisioterapia; Tratamento; Malefícios; Reabilitação.
Autores(as): Ana Raquel dos Santos; Letícia de Oliveira Sampaio; Maria Eduarda Lisboa Gonçalves; Verena de Jesus Cerqueira; Bianca Lima
Os cuidados paliativos (CP) direcionados aos pacientes oncológicos visam promover um conforto maior, onde proporciona melhores respostas ao tratamento, baseado em cuidados humanizados, com uma visão holística, sempre priorizando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente junto aos seus familiares. Torna-se de suma importância que os graduandos de enfermagem tenham essa temática inserida em seu processo formativo, uma vez que em diversos cenários da saúde terão que cuidar de pacientes oncológicos. Objetivo: Apreender a percepção de estudantes do curso de Enfermagem acerca dos CPs ao paciente oncológico. Metodologia: Estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, com 21 estudantes de enfermagem do 8o ao 10o semestre, realizada no Centro Universitário Nobre de Santana-BA, através de entrevistas semiestruturada. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, no qual emergiram três categorias temáticas. O estudo obedeceu às recomendações éticas do Conselho Nacional de Saúde. Resultados e Considerações finais: Conclui-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática foi deficiente, sendo necessário abordar e incluir novas estratégias no plano pedagógico, para que os alunos se sintam preparados para o mercado, bem como profissionais mais qualificados, uma vez que eles demostram não tem domínico acerca da temática. Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Oncologia. Cuidado. Percepção Estudantes.
Autores(as): Isabel Mota Silva; Vitoria Naila Silva Belmont; Sheila Santa Barbara Cerqueira
O pós-operatório de cirurgia cardiotorácica acarreta redução na capacidade funcional habitual e a Fisioterapia tem papel fundamental para esses pacientes, em especial os idosos que já possuem reduções intrínsecas pela idade. Objetivo: Revisar o impacto das intervenções fisioterapêuticas na qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes idosos submetidos a cirurgia cardiotorácica. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados publicados nos últimos 7 anos, disponíveis nas bases de dados Lilacs, PubMed e PEDro, com os descritores: fisioterapia, idoso, pós-operatório e cirurgia cardiotorácica, cirurgia cardíaca, adicionados pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. Resultados: Foram encontrados um total de 9709 publicações e destas apenas 6 atenderam a todos os critérios de inclusão. As intervenções mais utilizadas nos estudos foram treinamentos muscular inspiratório e reabilitação precoce. Houve melhora na qualidade de vida e na capacidade funcional de todos os pacientes que passaram por intervenções fisioterapêuticas. Conclusão: A análise dos estudos deixa clara a eficácia da intervenção fisioterapêutica na qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes idosos submetidos a cirurgia cardiotorácica. Palavras chaves: Fisioterapia. Idoso. Pós-operatório. Cirurgia cardiotorácica. Cirurgia cardíaca.
Autores(as): Victória Bittencourt Ferreira Santos; André Luiz Lisboa Cordeiro
Introdução: A asma, uma doença respiratória crônica frequentemente associada a distúrbios do sono. A qualidade do sono é fundamental parapacientes asmáticos, pois um sono adequado pode ajudar a reduzir os sintomasda asma e melhorar a saúde respiratória. Objetivo: analisar a qualidade do sonoem pacientes asmáticos atendidos no PROAR em Feira de Santana.Metodologia: A pesquisa foi realizada utilizando abordagem observacional, descritiva e quantitativa, envolvendo 100 pacientes asmáticos atendidos no PROAR em Feira de Santana. Os participantes preencheram um questionário autoaplicável e foram avaliados pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh(PSQI). Resultados: Os resultados indicaram que 61% dos pacientes analisados apresentaram uma qualidade de sono ruim. Apesar da percepção geralmente positiva da qualidade do sono entre os participantes, uma análise mais aprofundada, considerando fatores como problemas respiratórios e uso demedicamentos, revelou desafios diferenciados. Isto destaca a importância crucial de adotar uma abordagem personalizada no tratamento destes pacientes, reconhecendo os impactos multifacetados da asma na vida diária, nos padrões de sono e no bem-estar geral. Conclusão: Concluiu-se com a pesquisa que, a qualidade do sono em pacientes asmáticos avaliados no PROAR foi consideradaruim. Palavras-chave: Índice de qualidade do sono de Pittsburgh. Asma. Qualidade do sono. Bem-estar. Problemas respiratório.
Autores(as): Luma Santana Barreto; Rachel Oliveira Silva; Sandy De Almeida Alencar; André Luiz Lisboa Cordeiro; Amanda Cirqueira Marinho; Hayssa De Cássia Mascarenhas Basbosa
A escoliose, uma curvatura na coluna vertebral que foi identificada como idiopática ou congênita. Nisso foram avaliadas o nível de curvatura e encontrada uma possível solução desse problema. Objetivo: Identificar o grau de curvatura e o desenvolvimento de um protocolo de tratamento e redução de curvatura contendo indicações de exercícios específicos, que ajudaram na mobilidade. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. Considerou-se os seguintes critérios de inclusão: Dados veredictos, livros, publicados na linguagem portuguesa, revistas, relatórios e experimentos pesquisas científicas e critérios de exclusão: anais de congressos, documentos ministeriais e produções técnicas. Resultados: Os profissionais da saúde qualificados especialmente para o trabalho da redução da curvatura identificaram em como aconteceu a redução, a mudança de postura, alongamento e o fortalecimento da musculatura, além disso, abordamos o resultado e influência dos exercícios físicos na diminuição da necessidade de uma intervenção cirúrgica. Conclusão: Desta forma, foi possível concluir que após a avaliação dos resultados, comprovando benefícios e alcançando os objetivos, houve a aprovação do método Klapp que foi muito eficaz, e a importância da divulgação de informações para a sociedade, que informou os cuidados prévios antes da evolução da doença. Palavras-chave: Escoliose; Profissionais da saúde; Tratamento precoce; Método de Klapp; Atividades físicas.
Autores(as): Emily de Souza; Lara Amorim; Isabella Ribeiro; Larissa Brenda; Bianca Lima